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terça-feira, 18 de março de 2014

Como fazer backup de dados na internet



Nem sempre guardar os arquivos no computador garante a segurança deles. Existem diversos problemas capazes de estragá-los, como vírus e defeitos nas peças. Uma alternativa para essa insegurança é criar backups na internet, utilizando um site ou servidor específico para isso.

O processo funciona de forma simples, similar a quando se realiza cópias de segurança em um HD externo ou em um pendrive. A diferença é que você não tem um disco físico e palpável em mãos - seu acesso aos dados em backup é realizado via navegador, como o Internet Explorer.
Benefícios do armazenamento virtual:

- Se houver algum problema físico, como a queima do HD, os arquivos estão em segurança na internet.
- É possível acessá-los de qualquer lugar em que haja internet e um navegador.
- No caso de uma invasão por hackers no seu PC, eles não terão acesso aos arquivos que estão hospedados no servidor.

Sites que fazem o armazenamento

Existem várias opções de sites que fazem armazenamento de arquivos na internet. Há opções pagas ou não, dependendo do plano escolhido. Os custos variam de acordo com a capacidade e os serviços oferecidos. Há nomes internacionalmente mais famosos, como Megaupload e Rapidshare. No Brasil, o UOL oferece o UOL Backup (http://backup.uol.com.br/#rmcl).

Depois de escolher onde será realizada a hospedagem dos seus arquivos de backup, o passo a passo é simples. Normalmente, é necessário criar um cadastro no site ou no sistema que receberá os dados. Caso o serviço de backup seja cobrado, talvez seja necessário incluir dados de pagamento, como cartão de crédito. Por fim, siga as instruções da empresa que oferece o serviço, para conseguir armazenar os arquivos na internet.

Com a conta em aberto, o procedimento é simples. Abre-se o site que irá hospedar seus dados. Então, deve-se procurar o botão que indicará onde deve ser feito o upload (processo em que se envia algo para a internet). Localiza-se o que se quer enviar para a web e dá-se ok. Pronto: está feito o backup.

Fazer o backup em um computador de uma  rede

1º Passo: instalar um HD de backup em um dos computadores da rede. Para um escritório de arquitetura/engenharia, um HD de 1 Terabyte deve ser mais do que o suficiente. Vamos chamar esse computador de PC-1.

2º Passo: Instalar o programa Cobian Backup em todos os computadores da rede. (10 minutos é o tempo que se demora para aprender a mexer no Cobian e é freeware.) Você deve instalá-lo em todos os computadores da rede e configurar para fazer backup todos os dias naquele HD que você instalou no PC-1. Assim, aquele HD estará sempre atualizado com todos os arquivos do escritório. Se perder algum arquivo ou HD você terá acesso imediato através desse backup. No entanto, ele não é 100% seguro. Se houver um incêndio ou uma grande descarga elétrica, adeus.

3º Passo: contratar o serviço de backup via internet Carbonite. Seu custo não é elevado e não tem limite de capacidade. Você instala o software deles no PC-1 e pronto: ele faz um backup no servidor deles nos Estados Unidos. Ele utiliza os momentos em que sua conexão está sendo menos requisitada para enviar os arquivos para a nuvem. Você ainda pode acessar os arquivos de qualquer computador com uma conexão à internet ou até mesmo do seu celular. É só instalar o aplicativo da App Store e você terá acesso aos arquivos com total mobilidade.
Segurança: 100%
Atualização: 100%

Fonte da foto do início do artigo e da última matéria acima: http://www.3dm.com.br/backup-para-escritorio/

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